terça-feira, 15 de janeiro de 2013

JAIR WINGERT QUER O FIM DAS FILAS NOS POSTOS DE SAÚDE

O vereador Jair Wingert (PSB), na sessão da última segunda-feira (14.01), adentrou no Legislativo com vários pedidos de melhorias para a comunidade, bem como, um projeto que criava do Dia da Reforma Luterana no calendário de eventos do municipio. A proposta de acordo com o vereador permitir um momento de comemoração e reflexão com relação a reforma Luterana. A data segundo o projeto sria 31 de outubro e seria comemorada com palestras, filmes e atividades culturais. Um projeto semelhante já existe em Porto Alegre, porém o Projeto foi vetado pela bancada governista e obteve apenas os votos do próprio autor e dos vereadores – Victor de Souza e Valter Lemos ambos do PC do B. Wingert lamentou e afirmou que o objetivo seria prestar uma homenagem as comunidades luteranas (evangélicas) IECLB e IELB, lembrando que Campo Bom está intimamente ligado históricamente com os luteranos que aqui aportaram vindos da Alemanha. Wingert ainda destacou que o nosso heroí, o pastor Frederico que lutou na guerra dos Farrapos foi o primeiro pastor evangélico do sul do Brasil e se radicou aqui em Campo Bom. O vereador Jair Wingert solicitou a retirada de seu projeto o qual concedia o título de Cidadão Campo-bonense ao ex-vereador Domivio Libério da Silva (PDT). O vereador argumentou que em função da criação de uma Comissão para organizar e avaliar as homenagens seria melhor retirar o projeto e até destacou “Sugiro que esta Casa conceda este título ao velho Domivio que fez muito por Campo Bom. Quero convidar aos dez colegas que assinem o projeto e venhamos prestar esta justa homenagem a este tribuno, sério, ético e coerente”, observou o vereador do PSB.

Wingert quer fim da filas nos Postos de Saúde

O vereador Jair Wingert (PSB) na tribuna solicitou agilidade na triagem e atendimento de dependentes químicos junto ao CAPS. O vereador também teve um oficio aprovado por unanimidade no sentido de que a Prefeitura estude a elaboração do atendimento via agendamento nos Postos de Saúde do municipio, acabando com as filas. O vereador defendeu e argumentou destacando “É inadmissivel que alguém tenha que esperara das 7 da manhã àté as 11 horas na como é o caso do Posto da Santa Lúcia para conseguir uma ficha. Para velhos problemas precisamos de novas ideias. O agendamento é o caminho. A cidade de Canoas é referência e se lá funciona bem, aqui também vai funcionar. Sem contar que em dias de chuva as pessoas ficam na rua pois, os Postos abrem pelas 8 horas da manhã. Assim não dá”, opinou o vereador que afirmou que espera que a administração municipal estude com carinho e acolha está sugestão que vai beneficiar a comunidade.

Canil agora depende da Prefeitura

O vereador socialista também teve votado e aprovado por unanimidade o anteprojeto de lei que cria um Canil Municipal. Segundo o vereador as cidades da região na sua maioria cuidam de seus animais através de canis e que Campo bom precisa fazer o dever de casa e resgatar esta divida com cães e gatos que estão abandonados pelos bairros e área central. O anteprojeto sugere que o municipio faça um convênio com Universidades que tenham o curso de veterinária e desenvolva uma esterilização gratuita dos animais em toda cidade, bem como, recolha os animais abnadonados, mas também promova em festas do municipio (Natal da Integração, Rodeio, Acampamento da Canção Nativa e outros), o programa de Adoção Responsável. O vereador lembrou que o anteprojeto também permite que o municipio busque parcerias com empresas para manter o canil. Por último Wingert ressaltou “Espero que a Administração Municipal melhore o projeto e transforme em Lei e envie ao Parlamento para votarmos. Os animais abandonados são um problemas de saúde pública em nossa cidade”, finalizou Jair Wingert (PSB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário