sexta-feira, 31 de outubro de 2014

VEREADOR JAIR WINGERT ESTEVE NA MOSTRATEC

Vereador Jair Wingert esteve na Mostratec acompanhado do advogado Cirano de Carli Cardozo
A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico. A Mostratec conta com a participação de 350 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional do Ensino Técnico, Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias. A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.
“Campo Bom precisa desenvolver projeto de planejamento estratégico”
Na tarde de quinta-feira (30.10), o vereador Jair Wingert visitou a Mostratec em Novo Hamburgo. O vereador campo-bonense esteve acompanhado do seu assessor Cláudio Cunha e do advogado Cirano de Carli Cardozo. Os campo-bonense visitaram várias estandes onde dialogaram com os estudantes e tomaram conhecimento de vários projetos com ênfase ao projeto desenvolvido por alunos de João Pessoa (Paraíba) que tratou de uma análise do clima e seus efeitos. O projeto abordou soluções para diminuição do clima e a exemplo de Campo Bom que é uma das cidades mais quentes do Estado. Plantio de árvores, asfalto ecológico (resíduo de borracha) e controle da construção de prédios em áreas centrais são algumas das soluções apontadas pelos alunos. Outro projeto exaltado pelo trio foi a Li-Fi internet através da iluminação (lâmpadas led), desenvolvido por alunos de escola de Portão (RS) e por último o projeto sobre os riscos da radiação solar desenvolvido por alunos de uma escola pública da Colômbia. As alunas desenvolveram uma máquina (tipo uma sinaleira) que apresenta através de luzes os índices da radiação. O equipamento apresenta a cada minuto, ou seja, em tempo real como está a questão da radiação. Na Colômbia a exemplo do Brasil a incidência de câncer de pele vem aumentando. O vereador Jair Wingert destaca que foi visitar a Mostratec a convite de seu amigo Cirano de Carli Cardozo e salientou “Vivemos num mundo de avanços tecnológicos e nossa cidade possui várias empresas com tecnologia de ponta. Penso que Campo Bom precisa urgentemente realizar um estudo estratégico e uma planificação de metas para 20 anos. Através de reuniões temáticas com a sociedade organizada devemos traçar um projeto para que cidade nós queremos para daqui a duas décadas”, enfatiza Wingert que segue sua analise “A Mostratec é algo elogiável e está de parabéns a Fundação Liberato pela ousadia deste projeto. Acredito que Campo Bom via Prefeitura Municipal deveria criar uma feira nestes moldes, iniciando de maneira pequena, mas que vai apontar caminhos, descobrir jovens talentos e apoiá-los. A participação das escolas é primordial”, finaliza o vereador Jair Wingert.
 Na Mostratec o vereador Jair Wingert e o assessor Claudio Cunha tomaram conhecimento de vários projetos desenvolvidos por alunos com ênfase à questão ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário