quarta-feira, 6 de maio de 2015

ACADEMIA DO RIO BRANCO VAI HOMENAGEAR REMI CEMIN “FRITZ”

Academia no Rio Branco deverá se chamar Remi Cemin - Fritz em homenagem ao desportista.
O vereador Jair Wingert na noite de segunda-feira (04.05) estava exultante com que classificou de resgate da história e exercício pleno de cidadania. Tudo por que um projeto de Lei (16/15) de sua autoria foi aprovado de forma unânime pelos demais vereadores. O projeto dá nome a Academia de Saúde do bairro Rio Branco, localizada na Rua Tapajós em frente a empresa Viadei. Pelo projeto o espaço destinado a prática esportiva passa de denominar-se de Academia de Saúde – Remi Cemin – Fritz. Na sessão estavam presentes amigos e familiares do Remi Cemin “Fritz”, entre estes – Fabiana e João Souto, ela sobrinha do homenageado. O vereador Jair Wingert (PSB) que foi atleta do Oriente fez um discurso emocionado lembrando os feitos de Remi Cemin – Fritz como dirigente de futebol e dirigente da Associação de Moradores do Rio Branco. “O Fritz era um batalhador pelo esporte. Amava o futebol e hoje tem tanta gente envolvida com clubes e que não gostam de futebol, o Fritz pelo contrário era um abnegado, um guerreiro que tirava do bolso para comprar fardamento, comprar uma bola ou até mesmo pagar um massagista para recuperar um atleta”, observa Wingert que segue sua analise “ Além de um amante torcedor do Oriente, o Fritz era um colorado de fé e em muitas oportunidades fomos juntos no Beira Rio assistir aquele timaço do Inter de 1975/76. Já em nivel local, o Oriente era sua paixão, clube no qual foi dirigente e abraçava tudo, cobrava ingresso nos bailes, trabalhava na copa, ajudava a marcar o campo, limpava vestiário, lavava fardamento e era um dirigente respeitado, porque respeitava a todos. Seu grande sonho era ver o Oriente campeão e Deus foi generoso, porque ele foi diretor da equipe que sagrou-se bi-campeão gaúcha de juniores em 1996 e 97 sob o comando do Gilberto Wingert. Dar o nome a esta Academia no Rio Branco e na rua Tapajós, onde o Frizt residia para mim é mais que um dever é motivo de contentamento e de resgate”, afirma Jair Wingert emocionado. O vereador Victor de Souza (PC do B) que foi atleta do Oriente discursou e enalteceu o valor e o trabalho do Remi Cemin – Fritz. Agora o projeto vai para a Prefeitura e caberá ao prefeito Faisal Karam promulgar a Lei ou reenviar para o Legislativo. “Agradeço o voto dos meus colegas de Parlmento e acredito que o prefeito vai promulgar a Lei e prestar esta justa homenagem ao grande Remi Cemin”, finaliza Wingert.

Quem foi Remi Cemin – Fritz


Remi Cemin popularmente conhecido como Fritz , nasceu em 11 de fevereiro de 1951 na cidade de Três Coroas (RS), filho de Emilio e Erna Cemin. A família Cemin mudou-se para Campo Bom em 1972 onde passou a atuar no ramo calçadista. Remi Cemin – Fritz trabalhou na empresa Paquetá em Sapiranga, Jubileu (Strassburger), Adams (Strassburger/NH), Fornecedora de Componentes para Calçados - FCC e Fillis. Os Cemin em 1974 passaram a residir no bairro Rio Branco, na Rua Tapajós em frente ao Posto de Saúde. Apaixonado pelo futebol, colorado de carteirinha, Fritz também passou a se envolver com o Esporte Clube Oriente onde teve atuação destacada como diretor de futebol das categorias de base. Como desportista acreditava que o esporte pode tirar os jovens da delinquência e torná-los cidadãos de bem. No Oriente Fritz atuou em vários setores, desde auxiliar na Copa em dias de bailes e festas, como, auxiliava no corte da grama, limpeza de vestiário, lavagem do fardamento, colocação das redes, serviços na Federação Gaúcha de Futebol, organizava bingos e meio-frangos muitas vezes para custear as despesas das viagens em competições. Não raro tirava dinheiro do próprio bolso para custear as despesas de ônibus de um atleta, ou atendimento num massagista e até mesmo uma consulta medica. Ao lado de João Claudio Gaspar “Careca” e de Gilberto Wingert contribuiu para o surgimento de centenas de jogadores e mais do que isso, contribuiu para formação de cidadãos éticos.

O sonho de ver o Oriente campeão

O sonho de Fritz de ver o Oriente campeão gaúcho de juniores se concretizou em dose dupla, pois em 1996 e 97, os comandados de Gilberto Wingert conquistaram o bi-campeonato estadual de juniores. O tão sonhado título chegou e Remi Cemin era na ocasião diretor de futebol, mas também responsável pela confecção das bandeiras e de soltar os foguetes quando a equipe entrava em campo. Amigo fiel, amante do futebol, conselheiro dos mais jovens, alegre e feliz, com ele não tinha tempo ruim. Seus gritos de “Calma Sapinho” pedindo tranquilidade ao atacante ou então para de forma humorada tirar sarro de algum atleta ele dizia: “Mas vai te deitar o amarelo” Assim era Remi Cemin, o nosso Fritz do Rio Branco e de Campo Bom que além de desportista, sapateiro também atuou em diversas diretorias da Associação do Bairro Rio Branco. Remi Cemin foi acometido de um câncer na faringe o qual lutou bravamente, vindo a falecer em 10 de fevereiro de 2002 em Porto Alegre, no Hospital Santa Rita. O corpo do desportista está sepultado no Cemitério Católico de Campo Bom. Morreu um homem que amava o futebol e que sempre norteou sua vida no trabalho comunitário.
Uma das direções do Oriente nos anos 90 - Em pé – Carlos Feldes, Soni Feltes, Waldemar Feldes, Emilio Oscar Feldes “Xóxi” presidente, Alcindo “Balão Mágico”, Jair Wingert, Alex Feldes. Agachados – Remi Cemin Fritz, Ervio Muller, Jorge Oliveira e Luizinho Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário