segunda-feira, 19 de março de 2012

BOM FAZ PLENÁRIA DA SAÚDE

Vicente Selistre defendeu  a diretriz tirada pelo PSB que é a municipalização total do Hospital Lauro Reus.

Encontro definiu vários pontos entre estes a municipalização total do Hospital Lauro Reus e a criação de um Centro Publico de Tratamento aos Dependentes Químicos.

No sábado (17.03), o Bloco da Oposição Mobilizada formado pelos partidos PSB, PC do B, PDT e PSDB  realizou sua primeira Plenária Temática e contou gtambém com a presença do PSC. O encontro faz parte de uma série de oito encontros abordando temas emergentes da comunidade campo-bonense. O encontro da primeira plenária reuniu 104 pessoas e aconteceu no Salão Nobre do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom e o tema enfocado foi a Saúde Pública. Dezenas de lideranças comunitárias, micro-empresários, lideres religiosos e políticos se fizeram presentes entre estes: o suplente de deputado Federal, Vicente Selistre, Dilson Paulo Hahn “Tenente Dilson” (PSB),  Danilo Geada da Silva (PSB), o vereador Sérgio Nivaldo Seibert (PSB), Victor de Souza (PC do B), Marli Martins (PSDB), Adão da Floricultura (PSC), Wilson Orsi (PSC), Rogério Martins (PSDB), Luciana Villa Real (Juventude do PSDB), Ademir Benetti (PSB), Osmar Carvalho (PSB), pastor Erico Riegel que está se filiando ao PSB de Campo Bom. Além de Associações de Bairro estiveram presentes -  Sandro dos Santos; presidente da União das Associações de Bairros e Vilas de Campo Bom (UABV), Julia Benkenstein; dirigente do Movimento  de Igualdade Social (MIS), funcionários públicos municipais e outros.

A morte da pequena Sara foi lembrada com marco da situação em que se encontra a saúde em Campo Bom
A abertura dos trabalhos foi feita pelo primeiro suplente de deputado Federal, Vicente Selistre que deu as boas vindas e destacou a importância destes encontros no sentido de ouvir a sociedade organizada e a partir destes debates desenvolver um projeto para a construção de uma Campo Bom de fato e de direito para todos. Na mesa dos trabalhos – Everaldo Carvalho; presidente do PSB, João Flávio da Rosa; representando o PC do B, Tomas Bütt; representando o PDT, Giovani Luzatto; presidente do PSDB. O encontro que contou com um excelente público teve uma palestra com o conceituado secretário municipal de Saúde, Gerson Cutruneo que é uma autoridade gaúcha em termos de experiências exitosas em saúde pública, tendo inclusive atuando como secretário de Saúde também na cidade de  Esteio. Em sua explanação, Gerson reiterou que o caminho é a municipalização total do Hospital Lauro Reus. “O Hospital tem que estar nas mãos da administração pública e não da iniciativa privada como acontece aqui em Campo Bom”, alertou Cutruneo. Após a palestra dentro da Plenária o espaço para as manifestações foram garantidos e as entidades puderam falar um pouco sobre os problemas da saúde pública de Campo Bom que segundo avaliação encontra-se na UTI. Um momento pautado pela emoção foi à solicitação de Vicente Selistre no sentido de que os presentes fizessem um minuto de silêncio em memória da menina Sara Becker da Rosa de apenas três meses de idade residente no bairro Metzler e que morreu ao amanhecer de quarta-feira (14.03), no Hospital Lauro Reus e segundo os familiares, a criança foi vitima de negligência médica e do Hospital. Inclusive o caso foi registrado na Delegacia de Policia.

Municipalizar o Hospital é emergencial
Encerrando a Plenária os organizadores do encontro tiraram as seguintes resoluções:
- Municipalização do Hospital Lauro Reus com pleno controle público.
- Saúde preventiva plena com equipes da estratégia de saúde da família ampliada. Exames de alta complexidade de forma mais ágil.
- Criação urgente de um Centro de Recuperação de Dependência Química, entidade pública, seguindo o exemplo do centro criado em Cachoerinha e que é referência mundial. 

As próximas Plenárias serão realizadas durante o mês de março e abril. A segunda Plenária vai enfocar:
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO:
- Ensino fundamental 
- Escolas de Ensino Integral
- Ensino Infantil – falta de vagas, não atendimento em férias extensas e na última sexta do mês.
- Educação especial,
- Educação profissionalizante
- Transporte Escolar
- Projeto alfabetização 100%
- Extensão Universitária com CAMPUS NA CIDADE.
- Capacitação e formação permanente para os professores.
- Plano de carreira com melhores salários pelo menos igualando aos melhores salários da região do Vale do Rio do Sinos. - Preservação do Patrimônio Histórico e arquitetônico.
- O carnaval, A tradição alemã e a cultura tradicionalista gaúcha, o hip hop e outros.
Na mesa João Flávio (PC do B), Everaldo Carvalho (PSB), Vicente Selistre (PSB), Tomas Bütt (PDT) e Giovane Luzatto (PSDB) integram o BOM e definiram a Plenária como positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário